segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Eu recomendo.


Eu recomendo o livro o monge e o executivo simplesmente fantástico, uma leitura de fácil compreensão, dinâmico e objetivo muito bom para empreendedores e pessoas que gerenciam um grupo de pessoas ou aqueles que pensão em abrir seus próprios negócios.


Este foi um dos primeiros livros sobre liderança lançados, com caráter não técnico. O Monge e o Executivo  conta uma história de um executivo de uma empresa que, no limite do stress, é inscrito pela mulher em um programa para reflexão em um monastério. Lá, o monge que recebe o executivo (e os outros personagens) é um ex-presidente de uma multinacional, mega bem-sucedido mas que decide largar tudo para viver como monge.
Nossas decisões são reflexos nem sempre racionais e, por isso, os fatores emocionais, intrapessoais e de administração são tão importantes. A leitura de O Monge e o Executivo é capaz de reativar esses laços e também a relevância do relacionamento de liderança, respeito e humildade que deve existir em nosso dia-a-dia.
Eu considero a idéia do livro muito boa para ser aplicado a quem tem subordinados. Não é novidade que melhorar o clima organizacional motiva e melhora a produtividade. Porém, a forma como isso tudo é abordado no livro é de fato muito interessante e proveitosa. Mesmo quem não gosta de ler, vai gostar do livro. Talvez seja por isso que está sempre entre os mais vendidos… possuindo até uma versão em áudio (audiobook).Vale dizer nessa resenha, que o exercício da liderança é preciso tomar decisões pessoais e aplicar princípios, pois existe uma diferença entre liderança e gerência: na liderança o líder lidera pessoas enquanto na gerência o gerente gerencia coisas.
Em resumo, para o autor, um líder é alguém que identifica e satisfaz as necessidades legítimas de seus liderados e, para tanto, necessário é saber o significado e o sentido do verbo servir, pois para liderar é preciso servir, com limites, responsabilidades e estímulos para se tornarem melhores, percebendo as diferenças entre necessidades e vontade e com uma forte dosagem de flexibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apoio.

Trilogia

UBE

UBE